"O plano de negócios é o exercício de pensar um negócio em todas as suas dimensões: análise de mercado, estratégia, gestão de pessoas, gestão financeira etc."
Se você deseja fazer um bom negócio, não adianta ficar achando que do nada vai aparecer uma idéia no seu pensamento. Você tem que ir pesquisando, começando pelo o que falto em seu bairro, depois aprofunde mais, fazendo uma pesquisa de mercado, e assim, você já tem um plano estratégico. Não esqueça de intrevistar sua vizinhança e amigos que moram em seu bairro, e prossiga com o polano.
Preste muita atenção no que falta em seu bairro, ao encontrar procure saber: o que as pessoas precisam? O que elas desejam, mas ainda não tem? O que poderia ser desenvolvido para solucionar algum problema que ainda não tem solução? O que poderia ser oferecido: por um preço melhor, com mais criatividadee inovação, com melhor atendimento ao cliente, de maneira mais atrativa? Aresposta para essas perguntas são as demandas das pessoas que ainda não foram atendidas, tudo isso se chama oportunidade de negócio.
Para ter essa oportunidade de negócio, você deve pesquisar sempre, e nunca se esquecer disso, pesquisar é a peça chave para montar um bom negócio. Olhe por suas redondezas, veja o que está faltando, o que tem mas não agrada, o que pode ser feito para melhor, e assim sucessivamente.
As demandas que não foram atendidas podem gerar empresas com fins lucrativos, isso se a demanda preferir um produto ou serviço que possa ser comercializado, como: sanduíches naturais, sucos naturais, almoço, etc., ou organizações sem fins lucrativos, se a demanda preferir um serviço de interesse público, porém não pode ser comercializado, apenas se dirige á pessoas que tem rendas muito baixas e não tem condições para pagar por esse serviço, como: orfanato e creches.
Os serviços que devem ser prestados pelo Governo não são oportunidades de negócios. No máximo, pode fazer uma reclamação como eleitor!
Seria o caso da recuperação de uma estrada pública, da sinalização das ruas, ou de oferecer maior segurança para os pedestres. Esses são deveres do Governo, que deve oferecer serviços pagos com o dinheiro de nossos tributos.
A iniciativa privada não pode tomar para si o trabalho e cobrar por ele.
Para poder desenvolver boas idéias, não é aconselhado á tentar sozinho, sempre tenha um sócio que possa te ajudar, e dê preferência á pessoas que tenha especialidade em negócios que você pretende montar. Mas, preste atenção, ele é seu sócio, e não seu patrão, vocês devemtrabalarem juntos, lado a lado, sempre expondo a opnião de ambos.
Ser competente é saber fazer, querer fazer e poder fazer. Tudo isso é um conjunto de atributos que estão ligados aos conhecimentos, as habilidades, aos valores e as experiências. Juntos, mostram o potencial do desempenho de um profissional.
Não é necessário querer abrir um negócio para detectar uma oportunidade, e nem toda atividade econômica precisa ser uma empresa. Há empreendedores que tem excelentes idéias e capacidade suficiente para abrir um negócio por conta própria, como prifissionais independentes ou autônomos. Alguns fundam uma associaçã sem fins lucrativos, outros preferem juntar esforços numa cooperativa. Há muitas vantagens em ter pequenas empresas, duas delas são a rapidez e agilidade, assim podem inovar e surpriender o cliente, dessa forma podem tirar mais vantagens, já as grandes empresas não podem inovar com tanta facilidade.
Por melhor que seja sua idéia, ela não é un negócio pronto, e muito menos tem garantia de que vai dar certo. Sua idéia pode ser um bom negócio se você tiver informações suficiêntes a respeito de seu plano de negócio e fizer um bom planejamento.
Dessa forma, depois de definir uma boa idéia, será preciso colocá-la em um papel e imaginar seu negócio funcionabdo normalnete nos mínimos detalhes. Assim, quando começar a funcionar, o epreendedor vai saber tudo sobre seu negócio, e poderá evitar que problemas e surpresas apareçam, porém tudo isso na medida do possível. E então, pode entra com tudo em seu plano de negócios.
Plano de negócios é um documento que traz a descrição de um negócio: que produtos ele vai oferecer, qual é o seu mercado, como vai conquistá-lo, que investimento precisa e quel é sua proteção de receitas, despesas e resultados financeiros. Enfim, todas as informações necessárias para verificar se um negócio é viável e se pode ter sucesso.
Cada plano de negócio tem o seu tempo para ser planejado, vai depender muito do que você deseja abrir no mercado de trabalho. Setores tradicionais, como por exemplo, não mudam seus negócios tão rapidamente, como o setor de móvei. Um plano de negócios pode ser planejado de três á cinco anos.
Entretanto, existem mercados quye muda tudo muito rápido, como a informática. Esses casos, podem ser planejados no máximpo, três anos.
Preste muita atenção como você fará o seu plano de negócio, porque as pessoas que vão lê-lo sãos sócios, para saber se o que vocês planejaram está corretamente colocado e bem expressado para que os próximos que o lesse, poderá se informar bem com o assunto assim planejado: os investidores, para saber onde eles estão investindo, se o seu plano de negócio de fundamento, e se ele não irá prejudicá-lo; os financiadores, para saber como vai financiar o tal negócio, para saber se não irá ter prejuízo, e principalmente, manchar o seu nome com dívidas - se o negócio falir e não ter como pagar ao banco; e o último, porém não menos importante, os funcionários, para saber se esse trabalho é honesto, se não tem complicações com justiça ou coisa parecida, ter certeza de seus deveres e seus direitos como funcionário, etc.
Não existe tempo específico para se abrir um plano de negócios. Um empreendedor que esta nesse curo pode ter pensado em abrir um negócio, e não ter tido oportunidade, porque não sabia como faer um plano de negócios, ou um planejamento estratégico. Então, qualquer pessoa a qualquer momento pode abrir um negócio, desde que saiba o que está fazendo e que tenha um um conhecimento aprofundado no assunto assim adquirido. Não esquecendo que deve saber todas as áreas da Administração, que são:
sumário executivo - resumo do plano de negócio
discrição do negócio - linhas gerais do planejamento: oportunidade detectada, missão, visão, objetivos estratégicos, fatores críticos de sucesso.
resumo da empresa - aspestos estruturais e jurídicos: sócio, localização, tipo de sociedade, resumo dos primeiros seis meses da empresa.
análise de mercado - informações sobre o mercado da empresa.
estratégia de mercado - como a empresa vai se posicionar frente ao mercado.
plano de marketing - estratégias relacionadas a produto, preço, promoção e ponto( distribuição e vendas).
organização e gerencia do negócio - onde cada equipe tem uma função e responsabilidade, o organograma, processos de trabalho, e estrutura de produção.
planejamento financeiro - relativo ás financias, e naálise de rendabilidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário