quarta-feira, 22 de abril de 2009

Resumo bem resumidinho do capítulo 1

A Microempresa e a Empresa de Pequeno Porte no Brasil
O empreendedor é aquela pessoa visionária que cria um novo negócio. Locais onde não haviam nada, de repente abre-se uma lanchonete, uma pequna confecção, uma gráfica...
Montar um negócio não é facil, por isso te pessoas que trabalham de sol a sol, e até nos fins de semana e feriados.
Famílias não acreditam que a pessoa tem capacidade de montar um negócio, e diz para ela arrumar um emprego, que o que ela está tentando não vale de nada, é tempo perdido, etc. Porém o empreendedor não desiste de sua idéia e nem de seus sonhos, e vai a luta sem medo, e graças á sua persistência, ao seu sério e incansável trabalho, geram novos empregos, produtos e serviços, e assim, beneficiando não só o país, mas como todas as pessoas que necessitam de um emprego.
Empresas de grande porte como a Coca-Cola e/ou a Embratel, gastam milhõs por ano, só para saber do que seus clientes gostam, o que eles gostariam que mudasse, o que está faltando, e assim sucessivam ,desde os mais novos aos de mais idade, nível de renda e educacional. Dessa forma, essas grandes empresas conceguem agradar a máximo os seus clientes, e podem oferecer o que eles desejam.
Grandes cadeis de hipermercados, ao crescerem no Brasil com a chegada de redes internacionais, (Makro e Carrefour), acredita-se que armazéns de bairro está chegando ao fim. No entanto, com o passar dos anos, o tempo mostrou que não era bem assim, embora alguns pequenos negócios tenham acabado, pelo fato de perder seus cientes prara os hipermercados, muitos consiguiram sobreviver, e continuam firme e forte.
Há algumas vantagens nos armazéns sob os hipermercados, uma delas é que o próprio dono atende você, ao conhecer muito bem seus clientes, o dono do estabelecimento pode ajudar fazendo ajustando as melhores oferta, dando vantagens tanto para o cliente quanto para o fregues, e conhecendo melhor ainda o cliente, o dono do estabelecimento ainda pode dar uma ajuda vendendo fiado, para agar no final do mês.
Uma vantagem de um pequeno estabelecimento, é que ele pode estar perto de sua casa, e facilitando ainda mais sua vida. Assim, você não precisa perder tempo de ir até o centro para comprar um lito de leite, e nem pereder tempo em procurar lugar para estacionar o seu carro. E por ser menor, pode mudar rapidamente, agradando mais facilmente seu ponto alvo: o cliente.
As características de uma pessoa empreendedora é decidido e sabe o que quer, se sente responsável por tudo o que acontece em sua vida e não deixa a tristeza nem o rancor abater-te, dessa forma, fica mais fácil de assumir o controle de tudo e de enfrentar a vida lá fora. O empreendedor que assume seus riscos, passa segurança para outras pessoas, porém não pense que tudo isso significa que você deve ser irresponsável ou arriscar tudo, não não, isso tem a ver com assumir riscos bem pensados, riscos calculados. O empreendedor não espera cair nada do céu, o que ele fala, ele faz.
Micro e pequenas empresas, são aquelas que de acordo com a Lei nº 9.841, de 05/10/1999, atualizados na Lei º 11.196, de 21/11/2005, são as que se classificam o tamanho das empresas por sua renda anual, assim definindo-se dois tipos. Por sua vez, são muito importantes para a economia brasileira. De acordo com o IBGE, no ano de 2002 o Brasil tinha 4.605.607 microempresas, o que repesentava 93,6% do total das empresas brasileiras. Ototal de pessoas trabalhando em microempresas, eram de 9.967.201, o que representava 36,2% das pessoas empregadas no país. Entretanto, as empresas de pequeno porte somavam 274.009 e empregavam 5.789.875 pessoas, representando 21% dos empregos no Brasil.
O IBGE realiza periodicamenteum levantamento dos empreendimentos informai, assim sendo, aqueles que não estão legalizadas. Em 2003, forammapeado aproximadamente mais de 10 milhões de estabelecimentos não legalizados , ou informais, que empregam 13.800.000 pessoas no país.
Ao abrir uma empresa encontrará um grande volume de trabalho, dedicação de muitas horas de sua vida ao negócio; dedicar muita energia, porque um negócio só alcançaá o sucesso, se houver muito esforço, dedicação e comprisso de ambos os sócios e aplicar uma boa parte das economias um negócio, assim poderá estruturá-lo, correndo o risco de perder tudo. Mas, por um outro lado, há muitas vantagens em abrir uma empresa, além de estar realizando seu sonho, aumentará o rendimento pessoal, terá maior autonomia no trabalho para inovar e crescer profissionalmente, gerará empregos e renda para as pessoas de sua comunidade, trará qualidade de vida para os empregados, para os clientes e para as pessoas que se ralacionam com o seu negócioe o último, porém, não menos importante, trabalhar com a mor, paixão e carinho, e não porque você é obrigado.
Os benefícios que as pequenas empresas geram para a sociedade é que elas proporcionam um ambiente de trabalho que, muitas vezes, é mais amiáveil e familiar do que o ambiente das grandes empresas, tabém possibilitam aos empregados oportunidades de realização e dão dinamismo á economia, trazem criatividade e inovação, são grandes geradoras de emprego e renda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário