segunda-feira, 20 de abril de 2009

Resumo do capítulo 1 - Aprofundado no assunto

A Microempresa e a Empresa de Pequeno Porte no Brasil



O mundo gira em torno de empreendimento, que fornece várias oportunidades para pequenos e grandes empreendedores. Devemos ter ciencia que o empreendedor é auele que sempre esta apto aos desafios de abrir um novo negócio que não é fácil.

O trabalho é ardo, parentes e amigos que motivam ou desmotivam , porém, o empreendedor é aquele que enfrenta o desafio, persiste e este esforço gera novos empregos, produtos e serviços que auxilia no crescimento do país.

Para que o pequeno empresário tenha sucesso ele deve conhecer profundamente apresentando uma relação de amizade e confiança para poder sobreviver perante as grandes cadeias concorrentes.

Se o proprio dono conhece sua clientela, ele poderá oferecer-lhe melhores ofertas, evitando assim que o produto fique parado; e propiciando aos cientes tudi o que necessita. As pequenas empresas deve saber unir trabqalho comcriatividade, assim obterá excelentes resultados no seu espaço de mercado e sucesso.

O empreendedor pode se formar através do estudo, conhecimento e do trabalho sendo claro e de suma importância do seu desstino e responder pelo que acontece com sua vida, e ser capaz de assumir seus riscos.Muito embora tenha gente que não aguenta ter seu próprio negócio devido o medo de enfrentar alguns desafios afinal, montar um negócio e algo qenvolve riscos.

Deste modo podemos salientar que o empreendedo mais é aquele investidor e coordenador que produz bens ou serviços dentro de uma empresa com ou sem fins lucrativos, é inovados, pois deve introduzir novos produtos e serviços de merado. Ele direciona o futuro do seu negócio, tendo a obrigação de assumir os riscos pessoais, bem como de todos os envolvidos. O empreendedor deve ter plena conciência de pensar aprender e reconhecer seu próprio valor.

A microempresa representa quase 100% das empresas do país, este persentual gera a maioria do poder empregativo no país.

O que leva essas pequenas empresas vencerem é a competência técnica dentro da área de atuação, entender e saber dialogar comos sócios, saber dominar ter conhecimento de vendas de Marketing, planejamento e gestão administrativa, contábil, financeira e de pessoal. É de fundamental importância que o empreendedor saiba planejar, elaborar planos de negócios empresáriais, planejamento estraégico e orçamentário anual; evitando assim dissipar recursos levado pelo mercado em direções pouco favoráveis.

Todavia esses fatores, somados aos esforços, persistência e otimismo garante o sucesso das empresas.

As mulheres obtiveram espaço no mercado empreendedor apartir da década de 70, o trabalho feminino apresenta um avanço nos resultados das próprias demandas devido a mudança na família brasileira.

Muito embora as mulheres mesmo trabalhando fora, elas são as principais responsáveis em cuidar da casa, dos filhos e do resto da família. Todavia devemos ser consiente de que a mulher tem a remuneração de 30% inferior á dos homens no Brasil, mesmo exercendo a mesma função. É de suma importância temos conhecimento de que a instituição SEBRA criou o Prêmio SEBRAE para Mulher Empreendedora; ao cunha que este prêmio torna-se um incentivo pra que elas voltem a ter a oportunidade de retomarem o estudo aprimorando o seu profissionalismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário