1. Marque uma reunião com um sócio patencial para seu negócio. Se não tiver sócios ou futuros, procure alguém de seu convívio que poderia ser um sócio potencial para um negócio (um amigo, parente), para fazer o exercício. Mantenha um diálogo comessa pessoa, como se realmente fosse montar uma sociedade com ela. Reflitam e discutam as questões a seguir, anotando suas conclusões no bloco de notas.
a) Como é o perfil que você considera ideal para um sócio? Faça uma descrição das competências e qualidades do sócio ideal.
R:. que esse sócio fosse competente, e que acima de tudo, fosse responsável, e que não tivesse medo de assumir responsabilidades, e que soubesse enfrentar seus desafios, sem prejudicar quem seu sócio e seu negócio, e que princilpalmente, seja realmente interessado no negócio.
b) Essa pessoa que está com você tem o perfil que você descreveu? Se sim, ela tem todas as características descritas ou faltam algumas? Quais?
R:. sim, porém, falta um pouco mais de criatividade, para manter o negócio sempre estável.
c) Se a pessoa escolhida não tem algumas das características descritas, como você poderia fazer para, apesar disso, ter um boa convivência com ela como sócia?
R:. ajudá-la no que ela não sabe, e tentar mostrar á ela um modo mais fácil e divertido de se ter um negócio.
Agora pense: como você se sairia como sócio?
d) O que você acha que um sócio espera de você? Faça uma lista de competências e qualidades que você acha que pode oferecer em uma sociedade.
R:.1. que eu seja interessada;
2. que esteja sempre disposta á aceitar coisas novas, para que dessa forma, melhorar o nosso negócio;
3. que eu sempre tenha mente aberta para a evolução dos mercados de trabalho.
e) Quais seriam os seus possíveis defeitos como sócio? Como você faria para que eles não atrapalhassem a sua relação na sociedade e o sucesso da empresa?
R:. meus grandes defeitos como sócia, são que eu gosto das coisas do meu jeito, em todos os detalhes. Para que não me atrapalhasse, tentaria ver quais as idéias do meu sócio, para que dessa forma, eu poderia juntar com minha idéia, assim, não usaria apenas a minha idéia como a do meu sócio.
f) Procure detectar possíveis defeitos que poderiam surgir num trabalho em conjunto e veja como evitá-los.
R: brigas por besteira = pode-se manter um diálogo, e aprender a seder de ambas as partes;
querer ser superior = ambos são sócios, colocaram a mesma quantidade para abrir o estabelecimento, então deve ser respeitada ambas as partes;
um fazer e o outro não vazer nada = saber dividir as tarefas, é fundamental, então o que tiver de fazerem, façam tudo, não deixe nada para depois, dessa forma, você não prejudicará a si mesmo e nem ao seu sócio.
2. Pesquise na internet modelos de Contratos Sociais de empresas e verifique se eles têm alguma cláusula para inclusão e exclusão de sócios da sociedade. Se não tiver, sugira algum texto para uma cláusula desse tipo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário